As dez maiores invenções do último milênio !

abril 9, 2007 at 12:04 am Deixe um comentário

O critério dessa escolha é que essas invenções tenham provocado um impacto de tal ordem que a história da humanidade tenha sido mudada em algum ponto, ou influenciada permanentemente.

1. Imprensa: sem dúvida, ao lado da energia elétrica, essa foi a invenção mais poderosa e influente de todas, pelo alemão Johannes Gutenberg, em 1462. Antes dela, o conhecimento ficava restrito à pequena elite de religiosos, políticos, intelectuais, e pessoas ricas que tinham acesso aos livros manuscritos. A imprensa também tornou possível o ensino básico e revolucionou a ciência, através das revistas; a comunicação social de massa, através dos jornais e folhetos, e até a religião, através da Biblia, o primeiro livro impresso. Assim, podemos dizer que essa foi a “mãe” de todas as outras invenções importantes do milênio, pois as influenciou indiretamente, ao possibilitar o enorme crescimento da ciência e das tecnologias.

2. Energia elétrica: Desenvolvida prodigiosamente a partir da invenção revolucionária da lâmpada elétrica de filamento, pelo prolifico inventor americano Thomas Alva Edison, em 1879 (uma inovação tão simples e onipresente que muita gente não imagina o impacto que teve sobre a humanidade) a distribuição da energia elétrica praticamente transformou uma sociedade que vivia e trabalhava apenas durante o dia, em uma sociedade que funciona 24 horas por dia. Imaginem o que isso significa em termos de expansão das oportunidades educacionais, de trabalho e de lazer. Criou-se um setor industrial totalmente novo, que teve como motivação original a iluminação pública, mas que posteriormente passou a influenciar todos os setores da atividade humana (inclusive as demais invenções de impacto do milênio, que funcionam à base de eletricidade), envolvendo movimento, calor, propulsão, transmissão de informações, computação, etc.) Basta imaginar o que aconteceria se uma cidade grande ficasse 24 horas sem energia elétrica…

3. Transistor: A fantástica invenção de três físicos e engenheiros americanos, da Bell Laboratories, também na década dos 40s, revolucionou profundamente a eletrônica, tornando possível equipamentos cada vez menores e com menor consumo de energia. Afetou diretamente o progresso em praticamente todas as áreas da ciência e da tecnologia, como os computadores, as telecomunicações, a eletrônica de consumo, a aviação e a exploração do espaço, etc. Assim, da mesma forma como a imprensa, o computador e o telefone, o transistor foi o agente da mais rápida e abrangente revolução cultural. Os circuitos integrados (microchips), inventados em 1959, são uma revolução dentro da revolução, que a partir do final da década dos 70s levou a miniaturizações cada vez maiores, utilizando a tecnologia básica do transistor. Algumas pessoas colocam o microchip em uma categoria à parte, tal a sua importância.

4. Computador digital: Outra invenção que está revolucionando praticamente todos os aspectos da sociedade. Mas, ao contrário da imprensa, é muito recente (início da década dos 40s), pois ainda não atingiu todos os povos e todas as pessoas de forma direta. Por estar na sua infância, o seu impacto tende a ser imensamente maior do que a imprensa, principalmente por permitir invenções derivadas, como a Internet, a multimídia, a TV e as telecomunicações digitais, os CDs, os aparelhos domésticos “inteligentes”, os bancos de dados, e muito mais. O computador é o “motor” das economias pós-industriais, ou da chamada “sociedade da informação”, ou “economia baseada no conhecimento”.

5. Motor a vapor: inventado pelo escocês James Watts, em 1765, deu origem à Revolução Industrial, ao substituir o trabalho mecânico dos músculos de homens e animais, do vento e das águas, principais geradores de energia e movimento até então. Levou diretamente a duas grandes revoluções no setor de transportes, as ferrovias e as embarcações a vapor, e à criação de setores industriais novos inteiros, que se fiavam antes no trabalho manual (indústria têxtil, por exemplo) ou em formas ineficientes de aproveitamento de outras formas de energia física (os moinhos de grãos alimentares, por exemplo). A Revolução Industrial, por sua vez, transformou radicamente a economia e a sociedade, em pouco mais de um século.

6. Motor a explosão: influenciado pela descoberta do petróleo e de sua exploração em grande intensidade e de baixo custo, o motor de explosão inventado pelo alemão Rudolf Diesel em 1892, modificou vastamente a maneira como funcionam as sociedades modernas. Substituiu de maneira muito mais compacta, eficiente e barata o motor a vapor, e levou ao desenvolvimento das indústrias automobilística e aeronáutica, e que, por sua vez, constituem o maior “motor” das economias da era industrial.

7. Telégrafo: A primeira invenção que permitiu a comunicação entre as pessoas a grandes distâncias, foi feita pelo empreendedor americano Samuel Morse, em 1837. A possibilidade de enviar notícias e mensagens quase que instantâneamente entre dois pontos quaisquer do mundo mudou praticamente tudo na humanidade: os jornais, a guerra, os relacionamentos sociais, o comércio e a indústria, a velocidade de propagação das novidades e modas, e muito mais. Também não teria existido sem a eletricidade. Foi a Internet da era vitoriana!

8. Telefone: Inventada simultaneamente por várias pessoas, a telefonia deve sua existência ao americano Alexander Graham Bell, em 1876, que, como Edison, iniciou praticamente sozinho um dos maiores setores econômicos da era industrial.

9 . Rádio: O italiano Guglielmo Marconi, em 1896 foi o grande inventor daquela que viria a substituir o telégrafo, e transformar-se também na maior indústria de entretenimento e informação da primeira metade do século, pelo menos aparecer até outra grande invenção, a televisão (que também utiliza as ondas de rádio como veículo básico). A telefonia celular, os equipamentos de radionavegação, os sistemas baseados em satélite, os rádio-comandos, e milhares de outras invenções, grandes ou pequenas, se beneficiaram dela.

10. Internet: Está em último lugar em minha lista, simplesmente porque é a mais recente (começou para valer há menos de 5 anos), e a que mais têm interrogações quanto ao seu impacto na sociedade. Mas já dá para perceber que é a invenção mais rapidamente adotada em toda a história, tendo atingido mais de 200 milhões de pessoas nesse curto período de tempo (comparativamente, o telefone demorou mais de meio século para chegar a esse nível). Tudo indica que será a mais impactante de todas as invenções, mais ainda do que a imprensa, inclusive pelo efeito que está tendo sobre o comércio eletrônico, o e-business.

Entry filed under: Tecnologia. Tags: .

Blogosfera Sobre a televisão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


logotipo

Feeds

Calendário

abril 2007
S T Q Q S S D
« mar   mai »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Valid XHTML 1.0 Strict


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: